Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Determinantes do Processo Saúde/Doença no Ciclo da Vida

Esta linha tem como objetivo desenvolver estudos epidemiológicos e de morbi-mortalidade nos diversos segmentos da população ao longo do ciclo da vida. Os docentes investigam os agravos à saúde tanto de origem transmissível quanto não-transmissível, analisando os fatores de risco a eles relacionados, assim como o impacto desses agravos nas populações afetadas.

Linha 2 – Nutrição em Saúde Coletiva

Esta linha tem como objetivo desenvolver estudos sobre os métodos, indicadores e determinantes das condições de saúde e nutrição no ciclo da vida. Especificamente, é investigada a efetividade de programas e os preditores do aleitamento materno; os métodos de avaliação do estado nutricional dietético, antropométrico, bioquímico, metabólico e funcional nas diferentes fases do ciclo da vida e a inter-relação entre estilo de vida e nutrição na população.

Linha 3 – Cuidado em Saúde: Teoria e Práxis

Esta linha tem como objetivo o tema do cuidado, reconhecido como uma categoria central com a qual se quer designar – simultaneamente – uma compreensão filosófica e uma atitude prática, frente aos sentidos que as ações de saúde adquirem nos diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde. As diferentes abordagens permitem explorar a complexidade do cuidado em relação à Avaliação, à (Bio)ética, ao Direito, à Gestão, à (Bio)política e às Racionalidades Médicas bem como às Práticas e às Representações Sociais.

Linha 4 – Educação em/na Saúde: Saberes e Práticas

Esta linha tem como objetivo desenvolver estudos (interdisciplinares e transdisciplinares) sobre os saberes e as práticas da formação e da educação em saúde, enfocando especialmente o âmbito da educação permanente. Além disso, propõe-se ao estudo de estratégias e tecnologias da informação e comunicação em contextos educativos e de metodologias de avaliação de sistemas e processos educativos.

Skip to content